DO MEDO NA ESCOLA
À ESCOLA SEM MEDO

4 de maio 2019 | Caldas da Rainha

Escola Técnica Empresarial do Oeste

Apresentação

Medo. Um dos sentimentos mais experienciados nas nossas Escolas. Sentido por todos: alunos, professores, educadores, pais, auxiliares, terapeutas… cada um com os seus.

Medo de errar. Medo de não conseguir. Medo de conseguir. Medo de estar sozinho. Medo de não gostar. Medo de gostar. Medo de não saber. Medo de saber. Medo de ver. Medo de ouvir. Medo de dizer. Medo de perguntar. Medo de sentir. Medo de estar. Medo de não estar. Medo de ser. Tantos outros medos. Construímos uma Escola onde o Medo é Rei.

Em tempos de mudança a caminho de uma Nova Era na Educação, precisamos deixar a Escola dos Medos. Precisamos construir uma Escola onde os Medos sejam motores de superação… Precisamos de uma Escola de Superação.

Porque está na hora de falar do medo, sem medos. Porque está na hora de mudar, sem medo de mudar. Dia 4 de maio, numa tarde de primavera, vamos conversar sobre o Medo na Escola, por uma Escola de Superação, numa Nova Era na Educação. Um evento para todos os interessados em pensar e conversar sobre o Medo na Escola por uma nova Escola. Um evento para si!

“Do Medo na Escola à Escola sem Medo” será um seminário para partilha e reflexão de ideias, experiências, preocupações e ideias de superação. Um seminário onde os protagonistas serão os protagonistas da Escola: alunos, professores e pais. Um encontro para conversar e pensar sobre o Medo na Escola, que ajude a impulsionar processos de mudança, que contribua para uma nova Educação, para um Escola diferente.

Este seminário pretende ser ainda um evento solidário, pelo que o valor angariado através das inscrições reverterá totalmente para o Projeto 1000 TSURU’s, o que permitirá garantir consultas a crianças e adolescentes com baixos recursos.


PROJETO 1000 TSURU’S

Todos temos dificuldades, desejos de mudança e melhoria. Todos podemos evoluir, melhorar. Mas nem todos temos acesso a ajuda para conseguir alcançar estes desejos, vencer dificuldades, evoluir, aprender.

Os serviços de apoio especializado são um luxo para a grande maioria das famílias. Para várias até as consultas a preço reduzido são dispendiosas e inacessíveis. E tantas vezes são estas quem mais precisam da nossa ajuda.

Acreditamos que o centro TSURU é para todos. Porque acreditamos que todos passamos por dificuldades e podemos evoluir. Porque queremos ajudar quem está em dificuldade, independentemente da sua situação.

É também isto que nos move. Esta vontade de chegar a quem precisa da nossa ajuda para evoluir. Este é o nosso desejo para o qual estamos a construir mil Tsurus. Nasceu assim o Projeto 1000 Tsuru’s.

O Projeto 1000 Tsuru’s irá apoiar crianças e adolescentes que apresentem dificuldades na escola ou estejam em risco de insucesso escolar, oferecendo numa primeira fase, apoio em Psicologia Educacional, pretendendo alargar os apoios especializados. Este apoio será financiado por um banco de donativos particulares, que suportará o custo da consulta associada ao Projeto (10€), a família terá apenas de pagar entre 3€ e 5€ por consulta.

Organização

O seminário “Do medo na Escola à Escola sem Medo” é organizado pelo Centro de Psicologia e Aprendizagem TSURU.

TSURU é um Centro de Psicologia especializado em Psicologia Educacional, localizado bem no centro da cidade de Caldas da Rainha. Nasceu não só da vontade de ajudar crianças e jovens a superar dificuldades da escola e da vida, fazendo-o com um olhar diferente, mas também da vontade de contribuir para mudança na Escola e na Educação.

Fundado por uma jovem Psicóloga caldense, que sonhava ajudar crianças e os jovens a vencer dificuldades na escola.

Programa

(Em atualização)

13:30 - 14:00

ACOLHIMENTO AOS PARTICIPANTES

14:00 - 14:30

SESSÃO DE ABERTURA

Raquel Luís Silva | Organização, Tsuru - Centro de Psicologia e Aprendizagem

Maria José Gomes | Representante da Escola Técnica Empresarial do Oeste

Maria João Domingos | Vereadora da Educação do Município de Caldas da Rainha

14:30 - 17:00

CONVERSAS DE PARTILHA:

VIVER E SUPERAR O MEDO NA ESCOLA


OS MEDOS DOS PAIS

Rute Moreira | Mãe, Por uma escola diferente
Lurdes Cardoso | Mãe a tempo inteiro
Semião Contente | Pai e Psicólogo

OS MEDOS DOS ALUNOS

Catarina Luzio| Aluna do 9.º ano do Ensino Básico
Margarida Barros | Aluna do 12.º ano do Ensino Secundário
Duarte Leonardo | Estudante do Ensino Superior

OS MEDOS DOS PROFESSORES

Margarida Vieira | Professora de 3º ciclo e Secundário
Teresa Lopes | Professora do 1.º Ciclo
Fernanda Portugal | Professora de Educação Especial

17:00 - 17:30

COFFEE-BREAK

17:30 - 18:30

CONFERÊNCIA:

O MEDO NA ESCOLA (OU COMO EDUCAR PARA LÁ DO MEDO?)

Prof.ª Doutora Maria Dulce Gonçalves | Especialista Psicologia da Educação, Universidade de Lisboa

18:30 – 19:00

SESSÃO DE ENCERRAMENTO

Raquel Luís Silva | Organização, Tsuru - Centro de Psicologia e Aprendizagem
Inês Abreu | Psicóloga Educacional
Maria João Melo | Psicoterapeuta Estagiária, Centro de Psicoterapia Somática em Biossíntese

Oradores

(Em atualização)

Raquel Luís Silva

Nasci nas Caldas da Rainha em 1988, em fevereiro, numa manhã de chuva miudinha. Filha de mãe solteira cresci numa grande família, numa casa cheia e humilde localizada na freguesia do Coto, onde pude ser uma criança livre e feliz. Aos 18 anos fui viver para Lisboa, continuei a viver numa casa cheia. Fui estudar, no curso e na Faculdade que desejava. Não sabendo bem o que era ser Psicóloga, sentia que o queria ser, queria ajudar crianças com dificuldades na escola. Foram cinco anos de muito crescimento e aprendizagem, de muitas dificuldades, de muitos medos e superações. Escolhi seguir Psicologia da Educação e foi a melhor escolha. Alimentei o desejo de apoiar crianças em dificuldade na escola, de mudar a escola, a educação. Percebi que pensava de forma diferente, a forma como concebia as dificuldades e a escola, agarrei o Projeto IDEA de corpo e alma. Quando conclui o curso, voltei à minha terra. Retomei a Lisboa para exercer, mas continuei a viver nas Caldas, mantendo sempre a vontade de um dia conseguir trabalhar na minha cidade, trazer os saberes que andava a desenvolver. Ajudar os meus.

Há cerca de três anos, fiquei mais perto, comecei a trabalhar nas Escolas d’Óbidos e mantive um pé em Lisboa. Entretanto, comecei o projeto que trazia no coração desde a Faculdade, fundei o Centro de Psicologia e Aprendizagem TSURU. Este verão quis o destino que parasse, que me dedicasse à família. Parei, vivi, senti, cresci. Estou de volta, agora com os dois pés na minha cidade, de corpo e alma. Tudo tem um tempo.

Sou Psicóloga Educacional, com um orgulho imenso, apaixonada pelo que faço. Sou mãe de um menino de olhos de azeitona e cabelo negro encaracolado e de uma bebé de olhos amêndoa, cabelo liso e castanho. Filhos de sorriso rasgado e covinhas no rosto, cheios de vida. Que me estão a desafiar a ser melhor mãe e pessoa, a seguir os meus sonhos e a lutar por eles. Lutar por eles passa também por lutar por uma nova educação, por uma escola diferente, que acompanhe a sua diferença. Por eles e pelas outras crianças.

Margarida Vieira

Mulher, mãe de duas meninas, educadora, terapeuta...
Formei-me em Ensino de Matemática pois tinha a paixão pelos números e a motivação de ensinar, de ajudar o outro a crescer, de dentro para fora.
Perseguindo o sentir de que as coisas não se resumem ao que é visível aos olhos, que o ser humano é muito mais do que a sua dimensão física, frequentei várias formações na área holística. Sou terapeuta e mestre de Reiki Essencial (acreditada pela DGERT através da APRE - Associação Portuguesa de Reiki Essencial); facilito sessões de Relaxamento e Meditação a crianças, jovens e adultos; entre outras terapias.
Nos últimos anos desenvolvi alguns projetos em escolas e infantários no âmbito do Relaxamento e Meditação para crianças e jovens e no âmbito do Reiki. Presentemente estou a lecionar Matemática ao 3º ciclo no Agrupamento de Escolas da Atouguia da Baleia.
Sou otimista, acredito sempre num amanhã melhor e que esse amanhã está nas nossas mãos.

Teresa Lopes

Eu sou a Teresa, nasci em Lisboa, na freguesia de Alvalade, em maio de 1969, numa família inspiradora, pelo seu percurso pessoal, e pelo reforço positivo, que me deram em criança e adolescente. Até à idade adulta desenvolvi a minha personalidade, em experiências abrangentes e diversificadas, num ambiente de segurança e muito amor.

Aos 18 anos, escolhi a cidade das Caldas da Rainha para viver; estudei, trabalhei, voltei a estudar e ao mesmo tempo constituí uma família numerosa. Temos três filhas, Catarina de 25 anos; Madalena de 21 e Francisca de 19 que, nas suas diferenças, são maravilhosas.

A minha família é como todas!

“Vive”… com imensas alegrias, sensações, memórias, perturbações e conflitos, desejos satisfeitos ou por satisfazer, estímulos, partilhas, angústias e inquietações, incompreensões, imperfeições, conquistas e triunfos, amor… SONHOS, tudo o que pode girar em torno do universo familiar.

Sobre o que sou?… Em conversa com as filhas… “Tens 3 filhas e mais 20, tens 23 filhos!”

Os nossos percursos de vida são resposta às nossas escolhas, e eu antes de fazer o curso para a profissão que queria desempenhar na sociedade portuguesa, o curso de PROFESSORA, por mais estranho que pareça desde os 3 anos, decidi experimentar e desenvolver aptidões em diversas áreas.

Dentro das diversas experiências que tive oportunidade de realizar, ainda adolescente, fui voluntária na CRINABEL (Centro de Reabilitação de Crianças e Jovens com Atraso no Desenvolvimento). Frequentei durante três anos o Curso de Modelação Cerâmica, curso este que me fez escolher Caldas da Rainha como a minha cidade de residência – apaixonei-me. Trabalhei na área da Cerâmica. Fui ultrapassando e foram-se cumprindo objetivos de vida e continuei a minha caminhada…

Sou licenciada em ensino, curso de Professores do Ensino Básico variante de Educação Visual e Tecnológica, durante vários anos lecionei cursos de ensino básico, profissional, currículos alternativos e ensino de adultos, tenho desenvolvido projetos com alunos dos 4 aos 89 anos.

Atualmente, sou professora do 1º Ciclo nas Caldas da Rainha, no "Agrupamento de Escolas Raul Proença” e estou a adorar o 1º Ciclo, pela possibilidade de transversalidade e a interdisciplinaridade.

Sou uma apaixonada por muitas “coisas” … procuro ser criativa e conhecedora de diversos temas e sempre pronta para novos conhecimentos e mudanças. Sou confiável, persistente e responsável pelo trabalho. Gosto e quero expandir o meu conhecimento e conhecer outras abordagens no meu trabalho, mas também partilhar com os outros a minha experiência e ideias para ensinar.

Eu gosto de estar atualizada em várias áreas e, assim, continuo a gostar de aprender e, se possível, "aprender fazendo", mas com muita criatividade.

Continuarei a esforçar-me por onde passar a deixar uma boa marca!

Eu adoro ensinar! Adoro aprender!

Fernanda Portugal

“Como as aves, as pessoas são diferentes nos seus voos
mas iguais no direito de voar…”

Desde que me lembro de mim, sempre gostei de crianças. Assim, iniciei o meu percurso académico como Educadora de Infância. Foi um tempo calmo e muito gratificante. Existe um velho ditado que diz: “Deus escreve direito por linhas tortas” e eu acho que é verdade porque o meu verdadeiro percurso iniciou-se após o nascimento do meu primeiro filho, Francisco. Nasceu com síndrome de Down. Este filho, teve no início da minha vida, o impacto que qualquer filho com deficiência tem numa família. A pergunta que se impunha era porquê eu? E agora? Após o luto inicial decidi encontrar respostas. Ingressei no ensino superior realizando uma licenciatura em Educação Especial. A minha monografia final versou sobre as famílias com filhos com deficiência. Finalizada a licenciatura e estando na altura a trabalhar numa CERCI onde era membro da Direção, decidi realizar uma pós-graduação em Gestão e Administração Escolar na Universidade Católica, em Lisboa. Estava a acabar o último ano do curso, quando fui chamada ao gabinete de educação desta faculdade e me foi proposto aprofundar os conhecimentos em educação especial através do Mestrado em Educação Especial. Não resisti a este novo desafio. A minha tese de dissertação teve como título “Conceções e Práticas de Inclusão num Agrupamento Vertical – As linhas com que se cosem as (In)Diferenças”. A busca de compreender este subtítulo levou-me em setembro de 2007, a ingressar no Doutoramento em Ciências da Educação na Universidade de Huelva onde apenas conclui a parte curricular e em julho de 2009 realizei outra especialização em Educação Especial na Universidade de Lisboa – Faculdade de Motricidade Humana. Ao longo destes anos tenho realizado formação contínua permanente.

Quando uma pessoa cria laços de profundo amor, essa ligação torna-se uma responsabilidade. Esta conceção, entre outras, foi o meu filho que me ensinou. Embora ele não fale, comunica comigo e orienta a minha vida por caminhos que se ele não existisse, eu nunca teria tido o privilégio de ter percorrido. Estou-lhe profundamente grata pelo que me ensinou, pelo que me transformou, pelo que me fez crescer e ficar mais rica por dentro. Definiu as minhas características profissionais numa entrega total à educação especial. O meu olhar profissional assenta na crença de que cada ser humano é único e mais importante do que as suas incapacidades, dificuldades e deficiências, é promover os seus talentos e potencialidades de forma a aumentar e permitir uma vida com mais qualidade, num trabalho colaborativo que visa a promoção da igualdade de oportunidades. Quando se trabalha numa escola, educam-se crianças e jovens. O objetivo é sempre o mesmo, os fins são similares, a única diferença reside na ajuda que individualmente cada um necessita para atingir esses objetivos. Na verdade, tal como afirma Charles Evans Hughes “quando se perde o direito de ser diferente, perdemos o privilégio de ser livres”.

Acredito, que a forma mais autêntica para alcançar a satisfação pessoal e a realização profissional, se encontra no fenómeno da aceitação, empatia e entreajuda. Para mim, é nestas três pressuposições que se entrelaçam as linhas com que se cosem as (in)Diferenças”.

Rute Moreira

O meu nome é Rute Moreira, sou psicóloga e trabalho há mais de 20 anos em comunicação e educação. Sou fundadora do movimento Por uma Escola Diferente e criadora de conteúdos de suporte ao desenvolvimento infantil/juvenil. A Caixa do Tempo, o programa “A verdade de Cada Um”, o “Livro para Saber o que as Raparigas Pensam” e o CD TABUADA são algumas das minhas criações.

Mãe de 4 e avó de 2, têm sido as crianças da minha vida a guiar o foco do meu trabalho e a desafiarem-me em cada momento do seu desenvolvimento a encontrar novas soluções. O acompanhamento de adolescentes na entrada da idade adulta é também uma paixão a que tenho dedicado os últimos 5 anos do meu trabalho, onde dei mais de 150 palestras a adolescentes. Dirijo uma produtora de conteúdos pedagógicos e trabalho diariamente para encontrar soluções eficazes que sirvam as nossas crianças e as escolas.

Maria Lurdes Cardoso

Chamo-me Maria de Lurdes Gomes da Fonseca Cardoso tenho 53 anos, vivo em Odivelas, sou casada e tenho 3 filhos.
A minha profissão é empregada doméstica mas considero que a minha função principal na vida é ser MÃE.

Semião Contente

Tenho três filhos, um rapaz com 12 anos e duas raparigas com 24 e 19 anos, todos jovens estudantes.
Fui durante 14 anos empreendedor na indústria do ensino de condução automóvel, diretor de Escolas de Condução e instrutor de Condução. Fui também Professor…
Até que decidi estudar Psicologia! Formei-me na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Mestrado em Psicologia da Educação e da Orientação.
Sou Psicólogo Educacional e exerço no Agrupamento de Escolas Braamcamp Freire, na Pontinha – Lisboa, estando nas Escolas Básicas do 1.º Ciclo. Colaboro ainda com o Projeto IDEA, no desenvolvimento e implementação de projetos e na formação de Professores.

Maria Dulce Gonçalves

Sou Psicóloga, Psicóloga Clínica por formação, Educacional, por opção. Sou professora há 33 anos, mãe e avó (Gonçalo chegou na Páscoa do ano passado e acabou de fazer 1 ano). Resido em Almada, acordo todos os dias a olhar para escola onde andei há 50 anos e que não quero que seja a escola do meu neto. Quero uma Nova Era na Educação.

Escrevo, trabalho, investigo para um tempo novo, uma outra forma de olhar o tempo e o mundo. Sem medo e em confiança plena. Porque somos um TODO e com o TODO construímos uma comunidade mais una, interligada, interdependente, em colaboração e ajuda mútua. Um mar de oportunidades se abre todos os dias. Creio e quero um mundo em Paz, onde o medo "não guarda a vinha" e onde podemos SER tal qual somos. Perfeitamente imperfeitos, onde o sucesso é apreciado pelos frutos, pelo que damos mais do que por aquilo que recebemos, pelas dificuldades que se superam, pela felicidade a que nos abrimos, pelo AMOR.

O segredo: conciliar força e determinação perante objetivos e responsabilidades pessoais, num espírito de missão, sem nos perdermos da magia e do espanto, do deslumbramento e da compaixão.

Maria João Melo

Sou a Maria João e tenho 64 anos. Desenvolvi durante quarenta, a minha atividade profissional em multinacionais farmacêuticas, em áreas tão diversas como a informática, a área de estratégia de marketing e a área médico-marketing. Atualmente, sou Estagiária em Psicoterapia Somática em Biossíntese, através do CPSB – Centro de Psicoterapia Somática em Biossíntese.
Com Línguas e Literaturas Modernas de formação base, tenho uma Pós Graduação em Psicologia Positiva Aplicada, formação em Biblioterapia, Cineterapia e Waking Dream Therapy bem como formação em Storytelling. Sou Leader Certificada de Yoga do Riso.
Gosto da meditação, da música, da leitura, da escrita e de falar (por vezes pelos cotovelos). Sou positiva, gosto de rir, de questionar tudo e de abraçar a "Mudança" para me Bem Querer!
Gosto de gostar das pessoas. Percorro o meu caminho de coração aberto e vivo em alegria, imensamente grata por ser e estar...

Catarina Luzio

Então chamo-me Catarina Luzio. Sou estudante e tenho 15 anos.
Tenho uma irmã e um irmão e frequento a escola D.João II nas Caldas da Rainha.
Sou presidente da associação de estudades e sou uma aluna intermédia. Gosto de sair com os meus amigos e prefiro sair com eles em vez de estar em casa. Sou uma pessoa sociavel e que gosta de comunicar com todo o tipo de pessoas. Gosto de me divertir e sou uma pessoa, digamos, desenrascada/independente.
O meu filme preferido é "viver depois de ti" e o livro é "a mecanica do coraçao".
Gosto de dançar e ouvir musica.

Margarida Barros

Sou a Margarida Barros e tenho 18 anos. Nasci em Lisboa mas vivo nas Caldas da Rainha.
Ando no 12º ano e frequento o curso de Ciências e Tecnologias na Escola Secundária Raúl Proença.
Gosto de ler, ir à praia e sair à noite com os meus amigos.

Duarte Leonardo

O meu nome é Duarte Leonardo, tenho 18 anos e sou estudante universitário. Estou a tirar a licenciatura de Gestão na ISCTE Business School.
Iniciei os estudos, no curso de Ciências e Tecnologias, em São Martinho do Porto, no 10° ano e no 11° fui para a escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro nas Caldas da Rainha, onde permaneci até ao final do secundário. Durante todo este percurso senti, como muitos dos jovens da minha idade, inúmeros medos relativos ao meu futuro.

Inês Abreu

38 anos, mãe e cuidadora.
Formei-me em Psicologia pelo sentimento de cuidar dos outros e assim melhorar o mundo…Inicialmente considerava que o meu caminho poder-se-ia cingir exclusivamente à psicologia educacional, porém com as vivências e dificuldades sentidas no meu dia a dia considerei essencial alargar os meus horizontes. Que caminho a seguir? Eis a grande questão!
Na partilha com os “meus pequenos parceiros”, claramente pude constatar que mais do que um auxílio psicopedagógico, uma outra vertente carecia de intervenção mais emergente: As emoções. Pós graduei-me em Psicoterapia e desde então o meu trabalho tem aliado a perspetiva pedagógica à perspetiva emocional.
Gosto do contato com o outro, da partilha e sigo os passos de Baden-Powell.
Desde cedo que “Servir” é o meu lema como B.P. citava: “O caminho para se conseguir a felicidade é fazer as outras pessoas felizes”.

Inscrições

A participação no seminário “Do Medo na Escola à Escola sem Medo” exige inscrição prévia. Como valor de troca pedimos um donativo no valor mínimo de 10€, que reverterá totalmente para o Projeto 1000 Tsurus. Relembramos que cada consulta do Projeto 1000 Tsurus tem um custo de 10€. Cada inscrição irá garantir pelo menos uma consulta a criança ou adolescente com baixos recursos!


INSCREVA-SE

DESCONTO ESTUDANTE

Os Estudantes do Ensino Básico ou Secundário podem beneficiar de um desconto de 50%, ficando assim a inscrição a 5€.
Para beneficiar desta promoção, limitada a trinta vagas, basta indicar nas informações a escola que frequenta.


1. Preencha o formulário

2. Efetue o donativo por transferencia bancária

NIB: 0098 5111 0000 1002 9026 5
IBAN: PT50 0098 5111 0000 1002 9026 5
Caixa Agrícola Bombarral

3. Envie o comprovativo de transferência para o email: medonaescola@tsuru-psicologia.pt

Termos e condições

- A inscrição garante a assistência às actividades do seminário, acesso a material de apoio e coffee break.
- Inscrições limitadas a 110 participantes por ordem de inscrição, que só será válida após confirmação do valor de troca/donativo.
- O cancelamento de inscrições após o dia 25 de abril ou não comparência no evento implicará a perda do montante doado associado à inscrição.
- O cancelamento de inscrição através de email até ao dia 25 de abril inclusivé, garante a restituição do valor doado, por transferência bancária no prazo de 10 dias úteis.
- Período de inscrição decorre de 4 de abril a 3 de maio de 2019.

Regulamento de Proteção de Dados

Os dados recolhidos através do formulário de inscrição destina-se aos efeitos práticos relacionados com o funcionamento do evento, nomeadamente emissão dos certificados, contacto com os interessados, comunicação de informações e elaboração de documentos apoio ao evento.
Assegura-se que estes dados serão utilizados apenas no âmbito do presente seminário, bem como que não serão cedidos a outras entidades ou utilizados para outros fins, encontrando-se os procedimentos relacionados de acordo com o novo Regime Geral de Proteção de Dados.

Apoios

Parceiros


Projeto IDEA

RB Developer

ETEO

Por uma escola diferente




Apoios


Município de Caldas da Rainha

Mercearia Pena

Brigida Santana

Jornal das Caldas

Poção Mágica

Contacte-nos

Ficou com dúvidas, tem alguma sugestão, quer apoiar o evento ou simplesmente quer nos deixar uma mensagem, por favor, contacte-nos.

medonaescola@tsuru-psicologia.pt